Apr 26 2014

Lançamento do Acervo Mesoamericano

Published by at 23:01:11 under AM

O Acervo Mesoamericano é oficialmente lançado hoje, dia Jun B’atz’ no calendário maia K’iche’ (26 de Abril de 2014).

Trata-se da mais nova iniciativa de implantação de um repositório baseado em código aberto que sirva para o compartilhamento livre e legal de arquivos de interesse, neste caso aqueles relacionados primariamente aos Estudos Mesoamericanos. O objetivo deste Acervo é contribuir para o conhecimento e acesso públicos a textos e pesquisas relacionados às diversas culturas e civilizações da Mesoamérica, sendo maias e mexicas (astecas) apenas as mais famosas delas.

Para que este Acervo cumpra sua missão de maneira mais efetiva, entretanto, é necessário um esforço coletivo no fortalecimento de uma rede que permita a disponibilização de cada vez mais arquivos com a permissão de seus respectivos autores. A expansão deste Acervo, então, depende também de você, de todos os interessados e que acreditam no livre compartilhamento de saberes.

Contamos com seu apoio nesta iniciativa de publicização e popularização dos Estudos Mesoamericanos. Se você é um pesquisador (seja autônomo ou acadêmico) e gostaria de compartilhar sua produção (em qualquer língua) conosco, ou conhece alguém que gostaria de contribuir, por favor acesse este link para maiores informações.

Sabemos que, a cada dia, e com o reconhecimento e propagação de suas línguas maternas através da escrita, os próprios indígenas mesoamericanos produzem mais acerca de si mesmos e seus idiomas, ajudando a democratizar e descolonizar o acesso à informação e facilitar as pesquisas autônomas. A cada dia, a colaboração e o diálogo entre pesquisadores de diferentes origens e epistemologias mostram-se mais necessários para o avanço dos Estudos Mesoamericanos.

É por isto que o Acervo Mesoamericano veio a existir, enquanto ideia e ação para o acesso livre, de cunho coletivo e sem fins lucrativos.

Saudações Mesoamericanistas

No responses yet

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.